quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Técnica para desenformar o bolo perfeito



Nada mais chato do que fazer um bolo e depois vê-lo em pedaços antes de servir. Temos aqui uma maneira prática e simples, a arte de desenformar o bolo perfeito.

Os segredos são  simples.
1. Unte bem a fôrma.
2. Não tenha pressa. Espere seu bolo ficar morno. Não vale deixar esfriar completamente e nem tirar da fôrma enquanto ainda está muito quente.

Bolos Normais (chocolate, cenoura e outros)
Para bolos normais, besunte toda a superfície (inclusive as laterais do tabuleiro) com manteiga e depois polvilhe com farinha de trigo, até ficar tudo bem branquinho. Nada de regular a manteiga. Espalhe bastante, suficente para que a farinha de trigo grude em toda a superfície do tabuleiro.




Para o blolo cremoso o ideal é paela manteiga.

A hora da verdade.

Bolos Cremosos (os chamados bolos de fazenda, como fubá cremoso, mandioca, milho verde)

Para estes, a dica é usar manteiga e farinha de rosca, em vez de farinha de trigo. Ou, para garantir que saia mais perfeito, papel manteiga. No caso do papel manteiga, o procedimento é o seguinte:

1. Unte com a manteiga
2. Coloque o papel
3. Unte novamente com manteiga, por cima do papel.


A questão da manteiga é o seguinte:

Há quem use óleo, e não manteiga, para untar o tabuleiro. Mas não é o mais recomendado. Seu bolo pode até não grudar, mas com certeza o sabor não será o mesmo. A manteiga deixa um gostinho bem melhor.

Quer usar margarina? Tudo bem, desde que tenha mais de 74% de lipídios (confira na embalagem esta informação). Margarinas light muitas vezes não têm gordura suficiente e seu bolo acaba ficando grudado na fôrma. Fique de olho.

Com essas dicas, além de deliciosos, seus bolos vão sair da forma perfeitinhos. Se tiverem alguma dúvida, escrevam no comentário que eu ajudo vocês, e o que eu não souber eu pesquiso, faço e descubro.
Beijossss!

Fonte: Aqui

44 comentários:

  1. Adorei a dica Taís! O meu problema maior é fazer os bolos crescerem, acho que nao crescem tanto pq uso farinha com fermento, o que vc acha?

    Bjsss querida.

    ResponderExcluir
  2. SHOW!

    vou testar..
    mas confesso que ultimamente tenho untado com óleo, sim.

    beijinhos green

    ResponderExcluir
  3. adorei a dica, odeio quando meu bolo 'quebra' kkk beijinhos querida!

    ResponderExcluir
  4. Thanks for your comment on my blog...............lovely blog you have.!! very yammie yammie...can you put a translator on it...than i can read you !!...please tell me than i follow you to.....happy day !! love Ria,....

    ResponderExcluir
  5. Excelente dica - vou anotar.
    Tenha um lindo dia - beijos doces e perfumados.

    ResponderExcluir
  6. Très bons conseils.
    merci beaucoup.
    A bientôt.

    ResponderExcluir
  7. Muito boas dicas, que fazem bem jeito.

    Bjinho
    Papinha Doce

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu queria saber pq o meu bolo sempre fica torto, affffffff, por mais que eu capriche ele cresce desproporcional, uixxxxxxxxx, vc pode me ajudar?

    Bjossssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha pode ser o fogão que esteje torto ta mais se não for experimente ficar virando a forma de vez em quandooo

      Excluir
    2. e verdade o fogão pode estar torto então seu bolo vai ficar torto regule os pés do fogão bjuss Mali Pering

      Excluir
  9. Tais,
    adorei a dica!
    O meu quando desaba, eu disfarço com uma cobertura...kkkkk...
    E acontece quase sempre, culpa da ansiedade,
    mas vou tentar esperar ele ficar morno.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Dicas preciosas querida.
    Obrigada por compartilhar conosco!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. amei a dica, querida, pena q meus bolos não crescem =/

    MAS VOU TENTAR ser uma boa menina e nunca desistir kkkkk

    Posso republicar uma receita sua de bolo cremoso? e ah, mudei a cara do blog de novo rsrss
    beijim!

    ResponderExcluir
  12. Tais que blog é esse,meu Deus adoro doce,qualquer doce,vou fazer esse sorvete adoro sorvete rsrsr,vim retribuir sua visita e já vou te seguir, pois tem dicas muito ótimas também, adorei seu blog.
    Beijoshttp://reformominhacasa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ótima dica!
    Obrigada!

    Beijos
    Ana
    http://docecheirodoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas!!
    Muito úteis!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Taís, ótimas dicas! Nós descobrimos em um supermercado de Paso de Los Libres (Argentina), fronteira com Uruguaiana-RS, um "untador" em spray muito bom para isso. Ainda não vi aqui no Brasil. Valeu! Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Eu que sempre faço bolos já anotei as dicas, rs.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Ótimas dicas porém quando unto a forma só o faço na base, nunca nas laterais, o bolo sai soltinho e não encolhe nas beiradas Bjs

    ResponderExcluir
  18. Que dicas maravilhosas...
    Você não teria aí uma dica de como cortar o bolo na horizontal (para rechear) bem certinho? Sempre que corto fica todo irregular, mesmo usando a técnica do cordão...
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. êbaa..ganhei uma forma dessas que tiram o fundo e não sabia como usar vou testae..brigadinha...
    bjs............FRam

    ResponderExcluir
  20. Olá, adorei as dicas, grata!!!
    Bjs
    jud-artes

    ResponderExcluir
  21. Looking verydelicious! Happy day to you xxx

    ResponderExcluir
  22. Adorei seu blog... descobri no blog das meninas da Cheiro Doce e resolvi vasculhar..
    Sua dica foi demais... muitos dos meus doces saem sem forma pois grande parte fica na forma... acho que agora isso é passado, vou usar essa dica..

    ResponderExcluir
  23. Boas dicas, por vezes acontece desmontar-se :)
    bj

    ResponderExcluir
  24. Tais
    São ótimas as dicas... eu faço pouco bolo, porque somos só dois aqui, mas adoro cozinhar doce!
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  25. Adorei as dicas!
    Vou...decorá-las!
    Chega de untar com óleo! Mnteiga na forma!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Olá, super boas essas dicas. Há muuuuuiito tempo vi uma técnica pra desenformar tb e que dá muito certo. Colocar no fundo da forma, por cima do óleo ou manteiga mesmo uma folha de papel sulfite e por cima jogar a farinha. A folha vai absorver a gordura, mas não vai deixar o bolo grudar no fundo da assadeira. Depois de desenformar é só puxar a folha que ficou embaixo do bolo.

    ResponderExcluir
  27. adorei as dicas agora vai ficar mais fácil,obrigado,sucesso. sonia regina c santos 7 barras vale do ribeira sp.

    ResponderExcluir
  28. como fasso para desenformar e cortar o bolo

    ResponderExcluir
  29. Sempre quando vou tirar o bolo da forma ele quebra no meio, eu coloco bastante manteiga mas nao adianta, a minha forma no fundo ta meia torta pode ser por causa disso?

    ResponderExcluir
  30. colocar a forma diretamente na chama do fogão uns cinco segundos também ajuda,

    ResponderExcluir
  31. Muito o brigada por esclarecer minha dúvida sobre desenformar bolos.

    ResponderExcluir
  32. Obrigada pelas dicas, publiquei no meu blog tb!

    PArabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  33. O mesmo com forma d vidro?

    ResponderExcluir
  34. Adorei as dicas...vou tentar desenformar agora....bjs

    ResponderExcluir
  35. Muito Obrigada, eu falhei mesmo utilizando a margarina light para untar a assadeiram, eu não tinha pensado nisso.

    ResponderExcluir
  36. e se unta com oleo meus bolos estao grudando no fundo o que eu faco

    ResponderExcluir
  37. OI ADOREI A DICA, MAIS GOSTARIA DE SABER UMA BOA RECEITA DE MASSA PARA BOLO DE ANIVERSARIO POIS AS QUE EU FAÇO QUEBRA E ESFARELA MUITO ME AJUDEM POIS ESTOU QUERENDO FAZER TESTES PARA FAZER PARA VENDER.

    ResponderExcluir
  38. oi colega sou cozinheira de uma escola e sofria muito nas época de festas pq seu eu quem faço os bolos e p desenformar, nem t conto , só DEUS causa, mas c sua dica agora tudo t bem mais fácil brigada, brigada mesmo ass. nelci

    ResponderExcluir

Deixem recadinhos! Adoooro! Assim que possível entrarei em contato com todos! Quem não tem blog, deixe seu e-mail para que possa entrar em contato! Beijinhos!
Voltem sempre!!!
Taís