terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dicas de como usar emulsificante

Resolvi fazer este post sobre como usar emulsificante, por que tenho recebido vários e-mails me perguntando sobre ele, qual é a sua função em uma receita de bolo, que diferença faz se usar ou não e outra dúvidas mais. Vou tentar aqui esclarecer algumas dúvidas para as minhas amigas leitoras.




A função do emulsificante é incorporar ar durante o batimento da massa, tendo como consequência uma mistura melhor dos ingredientes, porém, em menos tempo. A massa fica mais firme, não necessitando de tantos cuidados para não abaixar antes de ir ao forno. Proporciona maior volume à massa, o que resulta num bolo leve e maior, aumentando em até 30% o rendimento. Aqui eu acrescento outra vantagem: os bolos com emulsificante sempre ficam retinhos, não criam aquela “barriga” no centro.
Também permite que o bolo não resseque rápido, o que aumenta a sua durabilidade. Isso é muito importante para quem comercializa os produtos pois o prazo de validade é maior.
Há produtos que dizem no rótulo “emulsificante e estabilizante” (é o caso do Emustab). A função do estabilizante é ajudar a reter água, isso significa que produto se manterá mais úmido e fresco por mais tempo.
Por fim, a maioria dos emulsificantes que se encontram no mercado servem para aplicação tanto em sorvetes quanto em bolos, porém, os específicos para bolos costumam ter uma cor marrom clara devido à presença de uma matéria-prima que não pode ser usada em sorvetes pois dá um gosto secundário a eles.

Conclusão:
Emulsificantes para sorvetes podem ser usados também nos bolos, mas emulsificantes para bolos não podem ser usados no sorvete.

Espero ter ajudado as minhas queridas amigas, qualquer dúvida...estou aqui!

Quero aproveitar e pedir as queridas leitoras que não possuem blog, que deixem seu e-mail para que eu possa entrar em contato e responder as perguntas específicas a determinadas receitas. Ou mesmo para fazer convite para sorteio ou outro assunto, não tenho como entrar em contato com quem não possui blog e quero muito conversar com todas as amigas seguidoras, leitoras que acompanham meu blog. Deixe seu e-mail de contato em seu comentário, por favor!

tais_diniz_@hotmail.com 

Beijosss....beijosss....beijos!
Fiquem com Deus!


Fonte: Aqui

67 comentários:

  1. Tais sua danada...que prazer te receber por la e saber que você então era a minha amiga secreta...fiquei super feliz com o chinelinho super mega fofo, tão estiloso, muito obrigada, logo postarei no blog...te espero sempre por la minha nova amiga...amei seus dois cantinhos viu,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!!!
    Adorei as dicas, não sabia bem pra q ou como usar emulsificante, agora usrei mais.

    Bjão e um otimo final de semana

    ResponderExcluir
  3. Taís, adorei esta explicação, pois não sabia, e aprender é a melhor coisa do mudo, e dividir é igual a multiplicar.

    superbeijo
    Cidinha

    ResponderExcluir
  4. Tais, tá de parabéns pelo post! Tão explicativo, creio que não deixou dúvida alguma. Obrigada por nos esclarecer.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Taís...
    Nunca usei emulsificante em bolos. Só naquela cobertura com leite condensado. Mas amei suas dicas. Obrigada.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu já usava emulsificante, mas não sabia do estabilizante e que existia um produto que servia pras 2 coisas... ADOREI!

    Obrigada pela dica...EXCELENTE!

    ResponderExcluir
  7. Oi! estava a procura de como usar emulsificante para tirar dúvidas de algumas amigas, e te descobri.Linkei e coloquei na meu blog na receita de rocambole. Estou te seguindo se poderes faça-me uma visitinha.Um abraço.
    http://cozinhandocomdalva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. obrigada por essa dica do emulsificante,tenho uma lan house e vendo tortas,bolos gelados e salgados, queria uma dica de como acrescentar um pouco a massa de bolo e encontrei seu blog!. Parabens viu! se puder me tirar uma duvida: que tando de emusificante devemos colocar? meu msn é lisasoudejesus@hotmail.com bjos e fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  9. eu gostei muito dessa dica pois não conheço este tal de emulsificante eu vou esperimenta eu gosto muito de fazer bolo!! obrigada espero receber mas dicas um beijão... meu email é
    leydy_d@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Taís.
    Descobri seu blog pesquisando sobre emulsificante.
    Achei o maximo e gostaria de deixar uma pergunta;
    Eu comprei (mas ainda nao usei) o emulsificante Mister Marrô Gel e na embalagem esta escrito que tambem é estabilizante, é usado em sorvetes e confeitaria. Tem coloracao clara, tipo clara de ovo. O que eu gostaria de saber é se ele é igual ao que voce mencionou no post, o Emustab e como uso na receita.
    Abraços
    Kátia Pontes

    ResponderExcluir
  11. Incrível a dica,amei. Eu preciso saber que quantidade usar em um bolo de receita comum.

    Obrigada por me ajudar nessa... meu e-mail é saberoque@live.com

    ResponderExcluir
  12. Finalmente descobri pra que serve o emulsificante.
    Obrigadaa!

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga passei pra te desejar uma linda semana, e saber como está você, a correria as vezes não dá tempo de ir em todos, abraços Leila

    ResponderExcluir
  14. Já usei umulsificante várias vezes e sempre fica com aquele gosto horrível e desisti. O que eu queria mesmo é saber o que tem aqueles bolos de novela ou de buffet, são incríveis.

    ResponderExcluir
  15. Oi Tais td bom?
    comprei uma maquina de fazer milk cheik, ela faz tbm o sorvete italiano.
    Só que não sei a receita da calda pra fazer o sorvete, acredito que não é a mesma receita da calda do milk cheik.
    Se vc souber a receita do sorvete vc pode me ajudar?
    Aguardo sua resposta obrigada. Maria Oliveira
    de Cascavel Pr

    mariadisouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. ola tudo bem? meu nome e emerson,vc pode me dar uma dica como eu faço para deixar um pao caseiro bem macio por mais tempo e com um sabor diferenciado.(e como usar o emulsificante pra pao)
    grato.

    e-mail:meucadastroe10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. olimpiamarisa@hotmail.com6 de dezembro de 2011 às 17:12

    oa tarde meu nome e Marisa, muito bom saber que temos um site em que podemos tirar nossas duvidas na cozinha, porque surgem mesmo, gostaria de saber mais, mas ja vi que aqui eu posso encontrar, e tirar minha duvidas, obrigada por nus ajudar
    olimpiamarisa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. fiquei com uma dúvida.Posso acrescentar o emustab em todas receitas de bolo sem gluten? E quanto ao fermento em pó, mantenho as mesmas quantidades? Agradeço. Alcione

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pela dica querida.
    Meu email é rgisellesouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. emulsificante e a mesma coisa que gelatina incolor ?
    se nao for e oque ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é a mesma coisa não o emulsificante vove encontra em lugares especiais que vende ingredientes para sorvrte e serve tb para fazer cobertura de bolo e sõ bater uma colher de sopa de emulsificante com um copo de açucar e meio copo de leite ou agua

      Excluir
    2. No caso do emulsificante arcolor, serve para fazer a cobertura de cupcake batido com leite condensado?

      Excluir
  21. Oi eu gosto de novidades eu adoro culinaria
    lojamcmoveis@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Marcia e já usei um emulsificante, mas deixou um gosto de remédio na cobertura, fiquei constrangida quando fui servi o bolo e descobri que estava com aquele gosto. O que deu errado?
    Me ajude.Meu msn é marcia_tony_s2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. gostaria de saber como se faz uma torta gelada de maracuja que leva emulsificante ??? pode mandar pra meu e-mail belynha_14iza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. gostaria de saber como se faz uma torta gelada de maracujar usando o emulsificante : Manda os ingredientes e modo de prepado!]
    Adorei esta pagina e muito obrigado
    E-mail:belynha_14iza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. adorei !!!!!!!!!!!!!!! gostaria de saber se possivel qual a proporção de emulsificante que vc usa para fazer um bolo, se puder me mande uma receita bjssss e obrigada

    ResponderExcluir
  26. muito grata pelo esclarecimento.um grande abraço.

    ResponderExcluir
  27. Ala amiga adorei sua receita.
    Informa que você ensina a importância de cada produto quero saber a importância da liga neutra no sorvete mande mim informação.
    Estou esperando. Abrigado.
    .

    ResponderExcluir
  28. Oi, Taís, adorei seu blog. è muito útil . Gostaria de saber se pode fazer bolo diet, com emulsificante. Todos que eu faço, ficam solados, não crescem e muito ressecados. Será que o emulsificante daria mais fofura aos bolos dites?

    Bjs e muito obrigada pelo seu blog e pela atenção que ma for dispensada.
    Guigui
    e-mail: barretoguigui5@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Tais eu li para que ser o emulsificante, mas e para que serve o cremor tártaro?

    ResponderExcluir
  30. Olá... como fazer o brigadeiro durar mais? Dá pra usar emulsificante para esta finalidade? Pretendo fazer brigadeiros de copinhos como lembrancinhas...

    thaisaretha@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  31. que alegria ver essa matéria sobre emulsificante, não imaginava o uso dele para bolos!!!!
    agora gostaria de saber se depois de aberto posso conservar ele fora da geladeira??? pois na embalagem não tem essa informação!!!♥

    ResponderExcluir
  32. Muito bacana você ter explicado que emulsificantes de sorvetes podem ser utilizados em bolos, mas os de bolo nunca podem ser usados em sorvetes.
    Tenho certeza que você salvou muitas receitas com essa dica. Hahaha!
    A Saborama também tem um artigo mais especifico sobre "Como usar Emulsificantes", vou deixar o link para vocês conhecerem um pouquinho mais!
    http://www.saborama.com.br/como-usar-emulsificantes/
    Forte abraço e parabéns pelo BLOG!

    ResponderExcluir
  33. ola querida
    tenho uma duvida...minha clientes se queixam que meus bolos sao pequenos e pesados (porque pagam ao kilo).
    sera que devo usar sempre os ovos em castelo, para ficarem mais altos e fofos?

    me ajuda por favor
    veragomesjorge@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Quanto uso de emulsificante em uma receita de bolo? Posso usar em qualquer sabor de bolo?

    Email= osvaldoribeirosilva@hotmail.com ou osvaldo.logo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  35. è a primeira vez que acesso seu blog , adorei as dicas e gostaria de saber, para fazer bolo diet posso usar emulsificante ? e para fazer geleia diet usando frutas da estação eu posso usar tambem ? como uso ? como faço para dar liga a estas geleias ? obrigada um abraço meu e-mail adocefada@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA O BOLO DURAR MAIS TEMPO FORA DA GELADEIRA.

    ResponderExcluir
  37. Gostaria de saber como usar o emulsificante no preparo do açai?

    ResponderExcluir
  38. Gostaria de saber como uso o emulsificante no preparo do açai?

    stephanikcs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. OTIMAS DICAS....

    POSSO USAR O EMULSIFICANTE NO MUSSE TAMBEM

    ResponderExcluir
  40. Gostaria de saber se o emulsificante também serve pra o preparo de Brigadeiro. Poderia esclarecer se tem como ? Bjim e ficarei grata com tua Resposta .^^.

    ResponderExcluir
  41. nossa em minha postagem na pergunta sobre se pode ultilizar emulficante no brigadeiro não coloquei um meio de contato ta ai - pamy.rock@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. amei o comentario sobre o emulsificante,gostaria de saber se é bom usar nas
    tortinhas para lanchonete.fica na páz.

    ResponderExcluir
  43. Olá Thaís, me chamo Célia e achei muito util sua dica pois estou tentando comercializar cup cakes e essa dica é ótima , porém gostaria de saber como usar o emustab na massa, qual a quantidade certa para 2 xcs de farinha e se substitui o fermento. E no marshmallow qual a quantidade para um copo de claras e se posso congelar. Obrigada a aguardo sua resposta no meu e-mail. celiawane@hotmail.com
    TAMBÉM APRECIAREI OUTRAS DICAS OBRIGADAS PODEM POSTAR VEREI TODAS E RESPONDEREI TB.BJNHOS

    ResponderExcluir
  44. Terrific pοst hoωever , I ωaѕ wanting to know if you coulԁ ωritе a litte more on this subјect?

    I'd be very grateful if you could elaborate a little bit further. Bless you!

    Here is my weblog :: http://www.shehzadakbar.com/

    ResponderExcluir
  45. Posso usar o emulsificante nos produtos :diet? ex:( Mousse, tortinhas, bolo, docinhos e variaveis)...
    Obrigada, aguardo sua resposta... Liafortunato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Υοu ԁo not hаve to devоtе hours at
    the gym οr exеrt sο significantlу
    еffoгt anԁ poweг іn doing functіоn out ϳuѕt to be cаpаble to tone your muѕcleѕ.


    Lоok іntо my ωeb-ѕite ...
    http://www.prnewswire.com/news-releases/flex-belt-review-and-latest-coupon-code-savings-now-featured-at-awesomealldaycom-190317331.html

    ResponderExcluir
  47. Olá Thais . Tb estou começando a fazer cupcakes e gostaria de saber a proporção para usar o emulsificante na massa. Pra 01 vicara de farinha de trigo quanto seria? Na embalagem diz que é 6% do peso da farinha em emulsificante. Esta correto ? Se uma xicara tem 165 gr, 6% de emulsificante seria 9,9 gr. Como vou medir iso ? Obrigada
    email: drifleury@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  48. Ola meu nome é adriana e estou começando a fazer cupcakes pra vender. Fiz uma massa de banana com canela e o bolinho murchou no meio. Gostaria de usar emulsificante pra resolver este problema. Qual a proporção pra 1 xicara de farinha. Na embalagem diz 6% sobre o peso da farinha o que seria 9,9 gr de emulsificante. Como medir isso ? Esta correto? Obrigadissima, bjso e parabens pelo blog. drifleury@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  49. ola sou a teresa dos santos,gostei das dicas sobre emulsificantes,espero que possa ajudar-me,obrigada,bjs.teresasantos97@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  50. Boa Tarde Sou a Lurdes e Tenho a Duvida Como Se Chama o Emulsificante Para Sorvetes.

    O Mey Email é : lurdes_pereira_mendes@hotmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  51. Olá!!
    Tenho uma máquina de milk shake expresso e gostaria de saber quanto de emulsificante devo (e posso) utilizar na calda levando em consideração que a mesma já consiste em 3 litros de leite, 100g de creme de leite, 40g de liga neutra, 400g de acúçar, 100 g de sabor para sorvete, 100g de leite em pó... objetivo dar mais cremosidade e homogeneidade ao milk shake.
    Meu e-mail: shekinnah_shakes@hotmail.com
    Aguardo resposta!!
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  52. como faço um chantili sem defeito com emustab? nunca acerto, fica cheio de bolhas de ar e não d para trabalhar com bicos, por favor me ajude... Meu nome é eva

    ResponderExcluir
  53. Boa Noite , por gentileza preciso saber o que faço par meus bem casados de bico fiquem todos firmes , no entanto só os 50 pares primeiros ficam firmes o restante achatam e viram disco. ja usei emustab mais nao me deu resultado para o meu proposito, favor me responder eliascorg@ig.com.br

    ResponderExcluir
  54. BOM DIA ADOREI SUA DICA DO EMULSIFICANTE POIS SEMPRE TIVE DUVIDAS EM USAR , OBRIGADA FICA COM DEUS.
    alende1985@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. .. gostei muito das suas dicas ... Valeu !

    ResponderExcluir
  56. Olá! Gostaria de saber se no bolo precisa colocar tb o fermento qnd usado o emulsificante??? E se no caso de recheio tb altera a quantidade? priscilaafp@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. Olá! Gostaria de saber se no bolo e usado o fermento mesmo com o emulsificante? E se da certo colocar tb em recheios tipo de brigadeiro ou beijinho e a quantidade?
    Obrigada Priscila.

    ResponderExcluir
  58. Nossa vi duas postagens idênticas a da sua e do outro blog... Parabéns você colocou a fonte .

    ResponderExcluir
  59. Ola Thais, eu tenho uma mini-fabrica de bolos, mais queria aumentar um pouco o meu comércio e queria trabalhar com bolosque durassem mais tempo a sua validade,, e eu vou comecar a usar esse emulsificante, mais quantos dias a validade dele vai durar com esse produto? Ficomuito agradecido pela resposta estou precisando muito da sua ajuda.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite!!!! Adorei suas dicas, e gostaria de saber a quantidade certa para cada xícara de farinha de trigo, e também, se esse msm emulsificante.para bolos serve para glacê. Obrigada! drapriscilamr@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite
      gostaria de saber se posso usar o emulsificante para fazer glace de leite condensado diet ou leite em po desnatado.sou diabetica,,,,
      e se vc tem alguma receita d glace diet com emulsificante para me enviar,( maribeiroma@hotmail.com).
      obrigada.

      Excluir

Deixem recadinhos! Adoooro! Assim que possível entrarei em contato com todos! Quem não tem blog, deixe seu e-mail para que possa entrar em contato! Beijinhos!
Voltem sempre!!!
Taís