domingo, 26 de setembro de 2010

Dicas de Etiqueta...

Como comer certos alimentos corretamente!
Quem é que nunca se viu em uma situação embaraçosa de não saber como comer certos alimentos? Que atire a primeira pedra! Normal, ninguém nasce sabendo e todos estamos aqui para aprender. Eu particularmente adoro aprender coisa novas, diferentes...adoro aprender tudo que é bom!




Como comer:

Aspargos

Quando frescos, são servidos ao molho de manteiga e comidos com a mão. Pega-se o aspargo pela extremidade mais rija e come-se a parte terna, deixando num canto do prato a região fibrosa. Existem pinças específicas para comer aspargos, mas é raro encontra-las num serviço.

Alcachofras
São servidas quentes com molho ou frias ao vinagrete. Come-se com a mão e com talheres. Só se come a parte mais mole, mais macia. Com os dedos, retire as folhas, uma a uma, mergulhando a extremidade mais tenra no molho. A parte descartável fica no canto do prato. Quando você estiver perto do centro da alcachofra, repare que as folhas vão ficando menores. Retire-as delicadamente com o garfo, de maneira a deixar exposta a parte mais gostosa, que é o coração, que se deve saborear com a ajuda de garfo e faca.

Alface
Não se corta a folha. Usa-se a faca para ajudar a dobrar a folha sobre o garfo. Algumas pessoas preferem servir as folhas já cortadas, ou rasgadas para evitar desconforto.

Azeitonas
Numa mesa de classe, elas são servidas sem caroço. Existe um aparelho especifico para fazer a remoção dos caroços. Em todo caso, se não houve esse cuidado por parte da anfitriã, coma a azeitona e, ao dispensar o caroço, faça-o na sua mão em concha, junto a boca. Coloque o caroço no canto do prato.

Batatas
As batatas chips podem ser comidas com as mãos. Batatas cozidas, fritas sauté e coradas, devem ser comidas com o garfo.

Caranguejo
Com os dedos, remova as patinhas e sugue, o mais silenciosamente possível a carne. Se houver um garfinho de ostra, use-o para retirar a carne debaixo da casca. Coloque um pouco de molho e leve o pedaço a boca usando o mesmo talher. O restante da carne deve ser retirada com as mãos e colocando no prato, onde é dividido em porções, para que se coma usando os dedos e o garfinho.

Casquinha de siri
É em geral servida em concha, sobre um prato de sobremesa. Firme a casquinha no prato com a mão esquerda e, com o garfo na mão direita, retire a carne e coma aos poucos.





Couvert
Na maior parte das vezes os restaurante servem tirinhas de cenoura, talos de salmão, rabanetes, azeitonas, picles. Todos devem ser comidos com o auxilio das mãos.

Caviar
Deve ser servido gelado, num recipiente de vidro, sobre um suporte de metal, onde se coloca gelo picado. Come-se caviar sobre uma torradinha como se fosse patê, ou sobre uma pequena panqueca. Pode vir acompanhado de ovo cozido e cebola ralada, dispostos em pratinhos.

Ervilhas
Segure o garfo na mão esquerda, com a parte côncava para baixo: com a faca vá colocando as ervilhas sobre ele. Se achar mais fácil, prense as ervilhas com a faca de encontro aos dentes do talher, com a parte côncava para cima. O primeiro sistema é considerado melhor.

Escargot
Esse costuma ser o terror das mesas. É um molusco que vem sendo aos poucos incorporado aos cardápios mais requintados. Pode ser servido como entrada, dentro da própria concha ou numa concha de porcelana, com o formato de caracol. Fixe a concha com a pinça apropriada e, com a outra mão, retire o escargot usando o garfinho especial. Se quiser, saboreie o molho que ficou no prato embebendo-o em pedaços de pão.

Fondue
É um serviço informal, já que todos comem na panela. No de queijo , espeta-se o pedaço de pão, que já deve estar cortado, num garfinho de haste longa, e mergulha-se o pão no queijo fundido, fumegante. Cada garfinho possui uma cor diferente para que cada pessoa saiba qual é o seu. O pão embebido de queijo fundido deve ser levado ao pratinho  e comido com dois talheres. O garfo comprido não deve ser levado a boca. O mesmo se faz com o foudue de carne, usando o garfo longo para espetar a carne e deixa-la fritando na panela com óleo quente. Depois que seu pedaço de carne já estiver frito, leve-o até o seu prato, envolva-o nos molhos picantes e coma-os usando garfo e faca. Faça assim também com pedaços de frutas no fondue de chocolate.

Frango
Não se come com as mãos, por mais descontraída que seja a mesa. Usa-se garfo e faca. Em último caso, observe como os outros estão comendo. Se estiverem usando as mãos para comer coxas e asas, faça o mesmo, tomando o cuidado de usar um guardanapinho de papel para segurar os pedaços que escolher. A exceção cabe ao frango a passarinho, que deve ser comido com o auxilio das mãos.

Lagosta
Em mesas formais, ela geralmente não é servida na casca, quando só pode ser comida com as mãos, o garfinho de ostras é uma espécie de alicate ou quebra nozes. Nos bons restaurantes, fornece-se um babador de papel para proteger a roupa e ao final, traz-se a lavanda. Para comer a lagosta com casca você deve pega-la com a mão esquerda e, com a direita, retire os tentáculos. Parta a lagosta ao meio, com as mão e destaque a cauda do corpo, puxando-a com os dedos. Use o mesmo procedimento para as patinhas ou use o alicate para partir as articulações. Sugue a carne silenciosamente. Coma a carne usando o garfo para auxília-lo. Despreze a parte esverdeada.




Massa
Enrole a massa no garfo, apoiando-o no prato, de maneira que a massa vá absorvendo o molho. Nunca corte a massa.
Mexilhões
Quando servidos em suas conchas, são comidos com um garfo especial. Pegue a concha com a mão esquerda e, com a faca na mão direita, abra cuidadosamente a concha e retire o mexilhão com o garfo.

Ostras
Se servidas fora das conchas, devem ser comidas com talher de peixe. Se vem servidas dentro das conchas, sobre gelo picado, devem ser abertas com a mão, e comidas com ajuda de um garfo especial, depois de temperadas com limão.

Pão
O pãozinho do couvert deve ser sempre partido com as mãos aos poucos. Usa-se faquinha para passar manteiga ou pastas.

Pastas
Pode apresentar-se de várias formas, inclusive para ser comido com o garfo. O mais comum é que venha numa consistência que permitam que se untem os pedaços de pão, biscoito ou torrada com ele. Use a faca apropriada, em geral é bem menor que a faca normal.

Queijos
Corte pedaços pequenos e coma-os sobre torradas ou  pão, com a mão. Uma tábua de queijos bem servida, traz primeiro os queijos mais leves e depois os mais temperados.


Se for servida como petisco, é comida com as mãos. Na refeição principal, exige o uso de garfo e faca.

Saladas
No caso de salada de legumes, use somente o garfo, a menos que os legumes estejam cozidos ou venham em pedaços muito grandes.

Então gostaram? Eu gostei muito e quero continuar com essas dicas pelo menos uma vez por semana.
Se quiserem saber sobre algum assunto específico dê a sua sugestão e iremos aprender juntos.

Beijossss....!
Fiquem todos com Deus!

14 comentários:

  1. Taís,

    Gostei muito, adoro comer um frango a passarinho e agora comerei sem vergonha.
    Beijos e bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Taís,

    Tem sorteio lá no blog, passe lá.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Dicas preciosas! Adorei...

    Beijo, Marta

    ResponderExcluir
  4. Bjs, brigada pelas dica, e sempre bom nos aperfeicoar.

    ResponderExcluir
  5. Oi migaaaaaaa,

    Estas dicas teria que imprimir para destribuir para uns e outros , kakakkkkk...verdade !!
    Vamos preparar um sorteio no seu blog em parceria com o meu???
    Um difusor de ambiente , topa???Se diser sim mande um e-mail tahhh..
    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Há, boas dicas, eu sou desastrada, esqueço tudoooo, mas na hora dou aquela olhada pro povo na volta...Frango que sempre dá trabalho aqui em casa, e meu filho menor de 8 anos, que come certo, sempre de garfo e faca...E assim vamos aprendendo...

    Obrigadão pelas dicas

    Beijos

    Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Que bacana, eu também adoro este tipo de informação, acho que nunca é demais aprender né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que dicas mais preciosas!
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Taís,muito boas suas dicas,tem que mostrar para o mister BEAN,rrrsss,filme AS FÉRIAS DE MISTER BEAN,ele comendo lagosta e escargot argh!Tem um selinho lá no meu blog,é uma brincadeira da Lena,beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Tais!
    Adorei a sua visita lá no Cacareco!
    to te seguindo e adorei as dicas de etiqueta!
    bjokas mil!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Gostei não adorei. Praticamente um curso de etiqueta.
    Abraços e ótima semana!
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  12. Que belíssimo post Taís, adorei!
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  13. É sempre bom conhecer um pouquinho de etiqueta!

    bjss

    ResponderExcluir
  14. Taís querida, adorei a aula!!! Bjsss

    ResponderExcluir

Deixem recadinhos! Adoooro! Assim que possível entrarei em contato com todos! Quem não tem blog, deixe seu e-mail para que possa entrar em contato! Beijinhos!
Voltem sempre!!!
Taís