quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dicas práticas de cozinha! By Taís Diniz!


Tudo na vida tem um segredinho, por mais simples que seja. Na vida, no relacionamento, no trabalho, na cozinha... e é isso que faz com que tudo se torne especial!

Dicas de cozinha:

Congelar Melão
Se este é um dos seus frutos preferidos e gosta de saboreá-lo em outras épocas do ano, saiba que pode congelá-lo. Descasque-o, regue a polpa com sumo de limão e embrulhe em película aderente ou papel de alumínio. Em seguida, coloque-o no congelador.
 
Conservar Bolachas
Quando abrir um pacote de bolacha e não o consumir por inteiro, não deixe que as restantes amoleçam. Assim, envolva-as em papel de alumínio e guarde-as na geladeira.  Deste modo continuarão deliciosas e crocantes.

Moldar Almôndegas
Há um truque fácil e eficaz para evitar que a carne se grude aos dedos, que consiste em molhar as mãos em água antes de começar a moldar as almôndegas. Para conservá-las redondas, coloque-as no freezer 10 minutos antes de fritá-las.

Desenformar Gelatina
Mergulhe a forma que contém a gelatina, durante alguns segundos, em água muito quente. Se mesmo assim tiver dificldade em desenformá-la, coloque o recipiente sobre um prato e tape-o durante alguns minutos com um pano quente.

Salvar Comida Salgada
Uma pitada de sal a mais basta para que a comida fique salgada. No caso dos legumes cozidos, escorra-os, e renove a água para ferver. Se acontecer com batatas, faça um purê,amasse as batatas, juntando leite e ovo batido. Em sopas e caldos, para atenuar o sal, adicione pedaços de batatas cruas, deixe ferver e depois retire-os.

Escolher Beringelas
Ao comprá-las, escolha-as bem firmes, com a pele polida, brilhante e sem manchas. Não compre as que estiverem verdes e prefira as que ainda tiverem o haste. Este legume come-se cozido, assado ou frito.

Fritos Com Menos Gordura
Quando fritar alimentos, faça-o sempre em óleo abundante, pois quanto menor for a quantidade de gordura na frigideira, mais ela é absorvida pelos alimentos. Se preferir utilizar margarina, misture-a sempre com um pouco de óleo, para evitar que se queime rapidamente. Deixe sempre escorrer bem os fritos sobre papel absorvente.

Preparar Molho de Tomate
Use pouca gordura quando fizer o refogado. Desta forma, ao juntar o tomate este ficará mais cozido do que frito, o que é bastante mais saudável. Sempre que possível prefira tomate fresco. Se for muito ácido junte uma pitada de açucar.

Azeitonas Mais Saborosas
Ficarão com um sabor original se as colocar dentro de um frasco cobertas com água, vinagre, e 3 dentes de alho esmagados. Feche o frasco e deixe em repouso cerca de 3 dias antes de consumir.

Cozinhar Peixe
Para que o peixe não se desmanche, junte à água  um fio de vinagre. Para que fique com um sabor mais agradável, aromatize a água com um ramo de cheiros.

Ralar queijo
Antes de começar a ralar, unte o ralador com um pouco de óleo, assim evitará os desperdícios do queijo que a ele ficam agarrados, para além de lhe facilitar a limpeza.

Para fazer um ovo frito perfeito, você deve untar a frigideira com azeite ou manteiga e colocar o ovo. Tampe e cozinhe em fogo moderado até o ponto desejado. Tempere e sirva.

Iogurte com cebola ralada é uma mistura muito gostosa para se colocar sobre batatas assadas.

Muitas receitas de polenta pedem água morna ou quente. Mas o segredo de uma polenta leve é prepará-la com água fria e ir mexendo com colher de pau até que ferva e engrosse. O tempo de cozimento é em média de 40 minutos (para o fubá que não é pré-cozido).

Um molho de tomate rápido
Refogue 1 K de tomates pelados no azeite com alho picado por 5 minutos. Junte 1 xícara de suco de laranja e cozinhe por 10 minutos. Sirva sobre massas, pizzas, etc.

Uma cobertura de bolo rápida e fácil
Misture partes iguais de creme de leite e iogurte natural. Adoce com açúcar de confeiteiro.

Beijosssss!!!





Fonte: http://www.cozinhafacil.com/artigos/truques-e-dicas/dicas-de-cozinha-ii.html

11 comentários:

  1. Gosto de ler dicas de cozinha! Esses são novos para mim e obrigado por eles. Os salvarei e imprimirei. Idéia excelente.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas Taís! Necessárias ao nosso dia a dia!!
    Tenha um ótimo fim de semana querida!! Bjssssss

    ResponderExcluir
  3. Qur belas dicas amiga!!
    A feira da Naty ainda não aconteceu,viu?
    Vou fotografar tudinho e te mostrar pra ver se vc aprovou os pratos à base de peixes!!
    Bjs e fique com Deus..Torço por vc,viu?

    ResponderExcluir
  4. Que buenas ideas!!!
    Gracias y besitos!

    ResponderExcluir
  5. Dicas preciosas. Adorei!!!

    Bjs, Marta

    ResponderExcluir
  6. Essas dicas são bem boas.
    bom fim de semana

    ResponderExcluir
  7. Que interessante!! um monte de coisas suriosas..a da batata frita e do melão hein, quem diria!! rs
    Como está a votação? qnd é o resultado?
    beijinhooss

    ResponderExcluir
  8. Taís,
    Essas dicas facilitam a vida da gente no dia-a-dia, adorei!!!
    Bjs e tenha um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
  9. Que dicas maravilhosas! Obrigada Tais.
    Abraço, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Taís,

    Super dicas, está arrasando!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Graças a você, minha querida solucionei um problema,aprendi a fazer cobertura de emulsificante, fiz a cobertura do bolo no aniversario de minha filha de 4 aninhos no colégio q ela estuda todos adoraram.

    ResponderExcluir

Deixem recadinhos! Adoooro! Assim que possível entrarei em contato com todos! Quem não tem blog, deixe seu e-mail para que possa entrar em contato! Beijinhos!
Voltem sempre!!!
Taís