terça-feira, 16 de novembro de 2010

Em 20 anos, chocolate vai ser mais caro que caviar...



Aproveite enquanto é tempo!


Fato: a demanda por chocolate é muito maior que a quantidade de cacau cultivada no planeta. O mundo por trás das barrinhas deliciosas que compramos na padaria, no supermercado e até na drogaria da esquina está crise. Séria.

A começar pela própria planta, que não cresce em qualquer lugar, apenas em regiões quentes que estejam entre os 10 graus de latitude ao norte e ao sul do Equador. Outro problema grande é que, apesar de países como o Brasil e México também plantarem cacau, as três nações que lideram a produção sofrem com guerras-civis e desastres naturais: os africanos Costa do Marfim (líder na produção de cacau, 46% de sua população possui até 14 anos) e Gana (2º maior produtor da fruta, a expectativa de vida é de 56 anos) e a Indonésia (atingido pelo Tsunami de 2004) na Oceania.

Além de problemas externos à plantação de cacau em si, há os agravantes estruturais: o solo nesta região da África está empobrecido e os trabalhadores das fazendas recebem apenas 3 centavos de dólar por cada barra de 60 centavos vendida na Inglaterra. O cultivo de cacau é difícil e não compensa por tão pouco salário: as árvores eventualmente morrem e, para escapar das pragas que mataram as árvores, é preciso mudar-se para outra área de floresta, plantar novos cacaueiros e esperar cinco anos até que frutifiquem. Devastação á vista.

Os filhos dos trabalhadores das fazendas de cacau estão desestimulados a seguir a profissão dos pais – não sem razão – e têm migrado continuamente para as cidades em busca de melhores empregos e condições de vida. Quem fica, acaba por mudar de ramo e cultivar plantas mais rentáveis, como a palma, utilizada para fabricação de biocombustíveis.

Quer mais? O número de apreciadores de chocolate está crescendo, devido à expansão de mercado para países onde tradicionalmente não se consome chocolate: Índia e China – os dois países mais populosos do mundo.

Como lidar com tudo isso e evitar a extinção total do chocolate?
Pesquisadores estão desenvolvendo cacaueiros que consigam crescer em regiões mais frias e iniciativas para aumentar o pagamento dos produtores de cacau também estão feitas, mas ainda de forma tímida.

É possível “salvar” o chocolate, mas isso vai encarecer o seu preço até ele voltar a ser uma iguaria como era na época do descobrimento da América: para poucos, a preço de ouro.

Não consigo imaginar sem chocolateee!!!


Fonte: Aqui (Revista Super Interessante)

8 comentários:

  1. Chocolate é uma coisa tão boa...fico me imaginando sem marido, mas não sem chocolate rsrsrsrs.
    Tenha uma linda semana.
    Beijos doces e perfumados.

    ResponderExcluir
  2. EU também não posso me imaginar sem chocolates ... tenho 20 anos para aproveitar ....

    abraço
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi minha linda..aqui eu e marido lemos a sua postagem é realmente preocupante..não só o delicioso chocolate como também outros alimentos que estão em extinção..árvores de cacaus e árvores nativas não estão sendo preservadas..o meio ambiente pede socorro precisamos salvar o nosso planeta!
    bjinhos e parabéns pelas informções
    Rê♥

    ResponderExcluir
  4. Ai ai ai.... não me imagino também sem chocolate!!! heehhe

    Beijos,
    Ana

    ResponderExcluir
  5. a ainda tem aqueles "LADRÕES" que aparecem por aqui, se dizendo estudiosos e quase que levaram nosso cacau para "FORA", e teríamos que pagar vultuosa quantia para colher, e fabricar o nosso querido chocolate. Isso se não fosse a rápida e certeira interferência de uma doutora em botânica, alertar as autoridades brasileiras. é o fim dos tempos.

    ResponderExcluir
  6. Em virtude do alerta, já corri e peguei meu pedaço de chocolate. O jeito é aproveitar enquanto não está tão caro. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Nãoooooooo! Eu amo chocolate, nem que seja um pedacinho por dia...precisamos adotar medidas para guaradr e ter sempre!

    Bjão

    ResponderExcluir
  8. O quê?!? Como é que é?!? Ficar SEM chocolate?!?! Não ! Não! Nããããããõooooo!
    Não bebo e não fumo mas sou chocólatra assumida e isso sim é uma "abstinência" muito séria....falando nisso...cadê o meu chocolate??? bjs, Zazá

    ResponderExcluir

Deixem recadinhos! Adoooro! Assim que possível entrarei em contato com todos! Quem não tem blog, deixe seu e-mail para que possa entrar em contato! Beijinhos!
Voltem sempre!!!
Taís