A função do emulsificante é incorporar ar durante o batimento da massa, tendo como consequência uma mistura melhor dos ingredientes, porém, em menos tempo. A massa fica mais firme, não necessitando de tantos cuidados para não abaixar antes de ir ao forno. Proporciona maior volume à massa, o que resulta num bolo leve e maior, aumentando em até 30% o rendimento. Aqui eu acrescento outra vantagem: os bolos com emulsificante sempre ficam retinhos, não criam aquela “barriga” no centro.
Também permite que o bolo não resseque rápido, o que aumenta a sua durabilidade. Isso é muito importante para quem comercializa os produtos pois o prazo de validade é maior.
Há produtos que dizem no rótulo “emulsificante e estabilizante” (é o caso do Emustab). A função do estabilizante é ajudar a reter água, isso significa que produto se manterá mais úmido e fresco por mais tempo.
Por fim, a maioria dos emulsificantes que se encontram no mercado servem para aplicação tanto em sorvetes quanto em bolos, porém, os específicos para bolos costumam ter uma cor marrom clara devido à presença de uma matéria-prima que não pode ser usada em sorvetes pois dá um gosto secundário a eles.
Conclusão:
Emulsificantes para sorvetes podem ser usados também nos bolos, mas emulsificantes para bolos não podem ser usados no sorvete.
Espero ter ajudado as minhas queridas amigas, qualquer dúvida...estou aqui!
Quero aproveitar e pedir as queridas leitoras que não possuem blog, que deixem seu e-mail para que eu possa entrar em contato e responder as perguntas específicas a determinadas receitas. Ou mesmo para fazer convite para sorteio ou outro assunto, não tenho como entrar em contato com quem não possui blog e quero muito conversar com todas as amigas seguidoras, leitoras que acompanham meu blog. Deixe seu e-mail de contato em seu comentário, por favor!
tais_diniz_@hotmail.com
Beijosss....beijosss....beijos!
Fiquem com Deus!
Fonte: Aqui